No Passado dia 1 de Fevereiro, recebemos na nossa escola alunos e professores do Externato Capitão Santiago de Carvalho para nos ensinarem dois jogos muito divertidos: um deles foi o Jogo do Semáforo e o outro foi o Jogo do Ouri. Para que possam também jogar e divertir-se como nós, aqui ficam as regras dos dois jogos:
Jogo do “ OURI ”
Participantes:
- Dois jogadores.
Material:
- Quarenta e oito sementes de qualquer tipo, desde que sejam pequena.
- Tabuleiro com doze buraquinhos (pode ser uma caixa de ovos).
Objectivo:
- Recolher o maior número possível de sementes.
- Todas as sementes têm o mesmo valor; vence o jogador que obtiver em primeiro lugar, vinte e cinco ou mais sementes.
Regras:
O tabuleiro é composto por duas filas de seis cavidades às quais se chamam casas.
Cada fila pertence a um jogador.
As quarenta e oito sementes são distribuídas em igual número, pelas doze casas.
Cada jogador pode pegar nas sementes de uma casa das suas e distribuí-las uma a uma pelas casas seguintes no sentido da direita.
Se na casa em que termina a distribuição obtiver um número de duas ou três sementes, pode recolhê-las para si.
Vão-se repetindo as jogadas alternadamente até um dos jogadores ganhar.
Regras do Jogo - O Semáforo
O jogo usualmente designado por Traffic Lights (em português, Semáforo) foi inventado por Alan Parr em 1998. Engane-se o leitor que pense que é apenas uma versão ligeiramente mais complexa do que o conhecido jogo do galo. De facto, é um jogo que exige uma certa precisão de cálculo mesmo em tabuleiros pequenos.
Cada jogada pode ser feita de três maneiras: ou se larga uma peça verde num quadrado vazio, ou se transforma uma peça verde que esteja no tabuleiro numa peça amarela, ou se transforma uma peça amarela que esteja no tabuleiro numa peça vermelha. Ganha o primeiro jogador que conseguir fazer um três em linha da mesma cor na vertical, horizontal ou diagonal.
Se o tabuleiro for de três por três, o primeiro jogador ganha colocando uma peça verde no meio. O adversário tem de a transformar em amarela para não perder. O primeiro jogador transforma a peça amarela em vermelha e depois basta jogar de forma simétrica em relação ao adversário até ter uma jogada ganhante.
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